PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Um pouco mais sobre "Gloria"


Há um livro chamado 'Race Of Angels: The Genesis Of U2', de John Waters, onde Bono fala sobre a canção "Gloria":

"Eu realmente gosto dessa letra. Foi escrita muito rapidamente. Eu acho que ela expressa a coisa da linguagem novamente, esta coisa de falar em línguas, procurando uma maneira de sair da linguagem. 'Eu tento cantar esta canção... Tento levantar-me, mas não consigo encontrar os meus pés'. E tendo essa coisa latina, essa coisa de hino. É tão ultrajante no final ir para o latim completo. Isso ainda me faz sorrir. É tão maravilhosamente louca e épica e operística. E, claro, "Gloria" é sobre uma mulher no sentido Van Morrison. Sendo uma banda irlandesa, você está consciente disso. E eu acho que o que aconteceu naquele momento foi muito interessante: as pessoas viram que você poderia realmente escrever sobre uma mulher no sentido espiritual e que você poderia escrever sobre Deus no sentido sexual. E isso foi um momento. Porque antes disso havia uma linha. Que você pode realmente cantar para Deus, mas pode ser uma mulher? Agora, você pode fingir que é sobre Deus, mas não uma mulher!"

O refrão "Gloria in te Domine / Gloria exultate" é traduzido em "Glória em você, Senhor / Glória, exalte-o" com "exaltar" no humor imperativo, uma referência ao Salmo 30: 2 (in te Domine, speravi) . A música também contém referências a Colossenses 2: 9-10 ("Somente em você, eu estou completo") e James 5: 7-9 ("A porta está aberta / Você está de pé lá").
Gavin Friday revelou: "Bono queria ter certeza de que o latin tinha sentido. Eu não poderia ajudá-lo porque nunca estudei latin no ensino médio, mas Gary (um amigo) fez, então ele conseguiu."
O rascunho final foi completado, de acordo com Bono, por Albert Bradshaw , professor da Mount Temple, que havia ensinado música medieval e renacentista lá.

Em outro livro, 'Touch The Flame', Bono diz: "Eu estava descobrindo meus pensamentos enquanto eu os colocava em palavras. Foi assim - uma falha em me expressar. É por isso que recorri ao latim "In Te Domine". Eu estava tentando expressar meus sentimentos espirituais em "Gloria" - que é uma música de amor - mas achei que não conseguia expressá-la, então recorri a outra língua, ou como outra pessoa se expressou no passado".
The Edge disse para Bill Flanagan: ""Gloria" é realmente uma letra sobre não poder expressar o que está acontecendo, não ser capaz de falar, de não saber onde estamos".
Bono termina: "O que acontece quando você improvisa é que essas coisas saem. O significado muitas vezes não é claro até muito mais tarde. Você pode ouvir o desespero e a confusão em algumas das letras."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...