PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Daniel Lanois e as revelações sobre as gravações de 'The Unforgettable Fire'


Entrevista de Mark Prendergast nos anos 80 com Daniel Lanois, sobre as gravações de 'The Unforgettable Fire'.




Em termos irlandeses, a gravação de 'The Unforgettable Fire' foi vista da mesma forma que a criação do álbum Sgt Pepper dos Beatles. Sua criação estava envolta em um mistério. Se sabia que o U2 estava fazendo um novo mega álbum no Slane Castle (e um curta-metragem também), mas até os dias de hoje, os detalhes do que aconteceu por lá ainda são bastante vagos nas mentes da maioria das pessoas. Você poderia elucidar sobre como esse registro foi realmente colocado junto?

"Tecnicamente, foi um set-up muito humilde. Utilizamos um sistema portátil de Nova York. Era um console Sound Workshop fortemente modificado com um gravador de fita Stevens - uma espécie de máquina portátil 24 pistas. Vinha em flightcases com rodas para agilizar o processo. Era bom, mas não era o melhor sistema técnico. Era mais importante capturar um sentimento do que ter o melhor equipamento.
Houve alguns problemas engraçados durante essa sessão, porque estávamos executando o sistema fora do Rio Boyne, usando uma espécie de sistema de gerador de pá de água na parte de trás do Slane. Era bem arcaico. Em determinados momentos do dia, você não conseguia gravar porque não havia energia suficiente para fornecer ao equipamento. Eventualmente, conseguimos um caminhão de energia adequado para sair e um dia explodiu e pegou fogo!"

Foi uma sessão muito longa, cerca de seis meses no total?

"Eu não diria que foi tão longa. O período no Slane durou cerca de dois meses e depois nos mudamos para Dublin para finalizar no Windmill Lane Studios. Quatro meses é provavelmente o mais perto da realidade.
O Slane Castle tinha ótimos quartos. Quando eu fui pela primeira vez lá eu tinha em mente gravar tudo no Salão de Baile, que era este quarto muito alto, bonito, com espelhos grandes, lustres e janelas com vista para o rio. Ao decorrer das gravações, vimos que era um pouco de som 'splashy', era bom para faixas que tinham uma introdução, mas não era bom para as faixas que eram rápidas e exigiam um punch. Então usamos o que eles chamavam de biblioteca para a maioria das sessões. Era apenas uma sala retangular, mas poderíamos alcançar um som mais denso, mais poderoso. Tínhamos o amplificador de Edge na parte de fora deste local, uma varanda; tinha uma varanda longa ao redor do castelo e nós o deixamos lá fora por um tempo. Inicialmente, foi com o propósito de isolamento, mas acabou por ser um bom som. Nós usamos uma técnica de captação próxima do microfone e era um grande som."




'The Unforgettable Fire' acabou por ser um registro muito místico, cheio de clima irlandês e elementos etéreos. Você adotou uma atitude 'Deixe qualquer coisa que acontecer, acontecer' ou você e Brian Eno disseram 'Certo, hoje vamos fazer isso e amanhã vamos fazer isso' e assim por diante?

"Havia alguma estrutura, mas a experimentação foi altamente promovida durante esse período. Penso que a banda estava procurando descobrir algumas novas abordagens e foi muito favorável a tentar isso, tentando isso. Havia muitas músicas, muitos esboços para esse registro, o que nunca fez parte do álbum finalizado. Em retrospecto, acho que o tempo foi dividido de uma forma ligeiramente fora de equilíbrio: muito tempo para experimentar e não o suficiente para chegar ao trabalho de gravação. Ainda assim, as sessões do Slane produziram músicas fortes suficientes que exigiam muito pouca melhoria no estúdio. Havia apenas uma faixa que devia ser refeita e que era "Pride", e seu corte aconteceu no Windmill Lane".

Os artigos sobre a gravação do disco eram inexistentes na Europa, no Reino Unido e na América, mas na Irlanda houve alguma menção sobre como foi feito. Na revista 'Hot Press', eles mencionaram Brian Eno usando um quadro para estratégia e símbolos arcanos para traçar o progresso do registro. A impressão foi que ele passou muito tempo trabalhando em anotações, enquanto você estava muito envolvido com os músicos. Isso é verdade?

"Bem, Brian sempre tem algum tipo de anotação em movimento, não importa no que você está trabalhando, com diagramas e listas e abordagens. Muitas vezes é a maneira dele de conversar com alguém em uma ideia porque lá está no papel, estes são os fatos e aqui está a abordagem. Tem seu objetivo. Trabalhei bastante próximo do baterista do U2, Larry, e tive um bom relacionamento com todos os músicos.
Larry Mullen realmente manteve esse álbum junto, sua bateria foi muito interessante. Eu acho que ele é um baterista subestimado, e o baixista, Adam. É engraçado que nunca recebam olhares quando as pessoas estão fazendo entrevistas - é sempre Bono ou Edge.
Eu não percebi isso na época, mas quando ouvi Larry tocar, eu assumi que ele era um baterista brilhante, porque era o que eu ouvi com meus ouvidos. Eu assumi que ele tinha sido assim o tempo todo. Do meu ponto de vista, era um olhar ingênuo sobre o todo e ele sentiu minha confiança nele e tocou assim. Não foi bem depois do registro que descobri que havia um tempo em que Larry passou por um período de insegurança com a sua maneira de tocar e eu estava alheio a ele durante as sessões".

Há uma faixa no 'The Unforgettable Fire' que realmente só funciona com a bateria. Não funciona com nada mais e é impossível penetrar em um nível lírico ou melódico. É só através da bateria que se pode sentir e está na faixa "Elvis Presley And America". Era a intenção de transformar essa música em uma forma rítmica e dinâmica?

"Bem, essa foi outra faixa que se desacelerou - de fato, "A Sort Of Homecoming" se desacelerou. Esse som de bateria é uma performance muito rápida de Larry, desacelerada para dar esse tipo de som profundo, elástico, acolchoado como batimentos cardíacos. É um som fantástico. Eu apenas estava brincando com isso na sala de controle do Windmill Lane Studios e Bono entrou, ouviu e disse 'Cara, isso é fantástico!' e ele cantou sobre isso, apenas duas performances sobre isso e na presença de alguns convidados. Era uma espécie de faixa descartada - uma improvisação.
Eu estava mexendo com efeitos, colocando ecos aqui e um compressor lá. Nós gravamos isso em 2 pistas ao mesmo tempo, apenas como uma forma de lembrar o que estávamos fazendo. Você vê, nós realmente gostamos dessas pequenas mixagens com uma espécie de vocais ad-lib sobre elas. Com "Elvis Presley", apenas colocamos no registro e não tenho certeza de que foi levada a uma conclusão suficientemente forte, mas houve a semente de uma ideia fantástica lá. Para mim, houve alguns momentos que foram excelentes. O que nos empurrou para usá-la foi porque eu gostei por completo. Ainda posso me perder e ser levado por isso - transportado - e procuro isso na música".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...