PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Por trás da gravação da versão solo de Bono para "Silver And Gold"


O livro 'Sun City - The Making Of The Record' (Penguin Books) de Dave Marsh, traz detalhes sobre a gravação da canção "Silver And Gold" escrita por Bono para o álbum de 1985 'Sun City', do Artists United Against Apartheid.
A ideia surgiu após uma conversa de estúdio sobre a história do blues entre Bono, Peter Wolf (ex vocalista da J. Geils Band), Keith Richards e Ronnie Wood no estúdio West Side de Nova York, onde os Stones estavam gravando. Bono estava na cidade para a gravação do videoclipe para o single de "Sun City" e, quando ele sugeriu que eles gravassem outra música para inclusão no álbum, Richards e Wood não precisaram ser convencidos.
E, embora seus antecedentes musicais e pessoais parecessem ser pólos distantes, Bono foi bastante tomado por Richards e por Wood durante a sessão de gravação que se seguiu.
"Richards é o tipo de pessoa que às vezes dá a impressão de que ele está em um mundo próprio do outro lado da sala, mas ele está realmente muito bem acordado. Ele é um homem com toda a infâmia e fortuna que qualquer um pode querer e tudo isso significa muito pouco para ele. A música é a coisa mais importante para ele. Se você gosta ou não gosta dele não é realmente o ponto. O importante é que ele não mordeu a isca e foi de classe média como tantos outros."
Com os guitarristas parceiros adicionando uma atmosfera densa, úmida e estranhamente opressiva para a canção - Wood, supostamente tocou o slide guitar usando um canivete! - O vocal de Bono é um murmúrio gutural pouco característico, mas poderoso, pontuado por gritos estridentes. O humor é primordial e básico, reforçado por Keith LeBlanc e Steve Jordan na percussão, o escritor de jazz Robert Palmer no clarinete e um coro feminino liderado por Tina B. e Kirsty MacColl.
Como um velho amigo de Steve Van Zandt, Bono foi um dos artistas a prometer seu apoio ao single "Sun City", e foi designado a prestigiosa linha final do último verso sobre a versão final lançada.
Em uma manhã de outubro, ele e o engenheiro Tom Lord-Alge entregaram as fitas de "Silver And Gold" ao antigo E-Streeter Van Zandt para uma mixagem final, quando o LP de 'Sun City' estava no ponto do processo de masterização.

Em uma matéria para a Revista Propaganda de janeiro de 1986, Bono revelou:

"Eu não tinha dormido por cerca de dois dias quando escrevi "Silver And Gold". É uma canção sobre as sanções, e toma a ideia das pessoas, originalmente, indo para a África do Sul pela prata e ouro. Muitas das crises mundiais são questões econômicas. Elas são disfarçados por frentes religiosas ou políticas, mas a raiz delas é muitas vezes econômica, e a música está levando a isso, na verdade.
Eu escrevi isso porque passei uma noite com Keith Richards e Mick Jagger, e outro homem chamado Peter Wolf, que costumava estar na J. Geils Band. Eles estavam sentados ao redor do piano, cantando essas velhas músicas pop dos anos 50 e 60 e músicas de blues e músicas de bluegrass. Parece que minha coleção de discos não foi tão longe, começou em 1976! Então, por mais que eu estivesse a fim de passar a noite... juntos (!), eu estava muito abaixo sobre o fato de que eu não poderia contribuir. Mesmo eu tendo um fundo de música irlandesa, aos 15 anos eu não queria nenhuma parte desse fundo, meu pai, minha família, e músicas da sala de estar, canções rebeldes e assim por diante, e me afastei de tudo. Então eu estava completamente sem instrução e eu decidi depois de passar uma noite com estas antigas e atemporais músicas delta blues, que, como eu não poderia contribuir com uma, eu escreveria uma. Eu fui embora e escrevi, muito rapidamente.
Keith Richards e Ron Wood tocaram nela, assim como Robert Palmer, o crítico de blues, que correu para casa para pegar seu clarinete! A esposa de Steve Lillywhite, Kirsty MacColl cantou, assim como Tina B., a esposa de Arthur Baker, e Deborah Ray Cohen da Rolling Stone, fizeram os doo-wops."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...