PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Spin: com a palavra, Bono


Bono em uma entrevista para a Revista Spin sobre 'The Joshua Tree'. Confira alguns trechos:

"Se você está escrevendo músicas, há duas coisas sobre as quais você simplesmente não escreve sobre: política e religião. Nós escrevemos sobre ambos. Não é de se admirar que tenhamos problemas."

As letras que ele escreveu para 'The Joshua Tree' dizem respeito principalmente à América. A nova atitude musical e o novo desejo de escrever músicas em oposição aos sons levaram o U2 a olhar para além da mentalidade do McDonald's e explorar as raízes da música americana, de blues e soul e gospel e R&B e do país. Bono revelou ter ficado espantado em assistir Keith Richards em um piano tocando música gospel. Diz também que quando T. Bone Burnett entregou para ele uma guitarra e pediu-lhe para tocar uma música do U2 qualquer, ele sentiu que não podia fazer isso porque Edge não estava ao redor.

"Os irlandeses são grandes dramaturgos. As palavras inglesas e os irlandeses usam elas. Em um nível estamos sendo acusados de ser muito sutil, e em outro, não somos sutis o suficiente. No disco eu estou interessado em um monte de simbolismo primitivo que é quase bíblico. Algumas pessoas optam por usar vermelho e algumas pessoas escolhem turquesa. Eu gosto de vermelho. Algumas pessoas gostam de lavanda. Levarei Miles Davis para casa, e ele pintará de roxo.
Nós chegamos com cartazes em nossas mãos - e cartazes escritos em negrito - mas isso não é apenas o que o U2 é sobre. 'Boy' não era assim, nem 'October'. Foi simplesmente com um álbum - 'War' - que foi uma reação ao movimento new romantic, e deliberadamente nós despimos nosso som e usamos três letras maiúsculas capitais: W.A.R, e estamos sendo acusados desde então por um álbum. Você poderia dizer a mesma coisa sobre John Lennon, ele passou por um período semelhante, ou Bob Dylan em seu trabalho anterior... 'Masters Of War' e tudo mais. Foi apenas um período que passamos."

A árvore de Joshua cresce em desertos, um oásis de vegetação em terras áridas. Também tem significado religioso, embora Bono esteja relutante em explicá-lo. "Eu estaria entrando em uma armadilha se eu escrevesse isso", ele diz. O deserto, de qualquer maneira, é um símbolo permanente durante todo o álbum. "Um símbolo", diz Bono, "do positivo e do negativo, o tipo de coisa que você deve pensar, mas não falar".

"Eu sou um em uma longa fila de irlandeses que levaram o barco ou o avião para a América. Em uma certa idade eu me abri para América, ou a América abriu-se para o U2, e eu amo estar nos EUA. Eu amo as pessoas e o amplo espaço aberto e os desertos, as montanhas, até as cidades da América. Os povos americanos são muito abertos, e há vontade de confiar neles que podem ser manipulados por um homem como Ronald Reagan. Um homem perigoso.
Eu não tinha estrelas nos meus olhos, mas o tempo que eu passei em El Salvador e na Nicarágua naquele ano me mostrou outro lado da América. A maneira pela qual a política externa americana estava afetando os trabalhadores agrícolas de El Salvador ou a Nicarágua foi algo que eu senti que eu tinha que escrever. Eu suponho que 'The Joshua Tree' é sobre esse outro lado da América. As pessoas vão acusar-nos de morder a mão que nos alimenta, mas se for esse o caso, então temos que morder de volta".

Embora o álbum cubra um terreno amplo, sua faixa-chave é talvez "Bullet The Blue Sky", uma reação específica à visita de Bono à América Central. "Foi horrível", diz ele. "Eu escrevi a canção sobre o medo que eu senti lá. San Salvador se parece com uma cidade comum. Você vê o McDonald's, você vê crianças com livros escolares, você vê o que se parece com um ambiente de classe média até que você vai 25 milhas fora da cidade e vê os agricultores camponeses. Eu estava a caminho de uma aldeia quando as tropas abriram fogo sobre nossas cabeças. Eles estavam apenas flexionando seus músculos. Me assustou pra cacete. Eu literalmente me senti muito doente."

"Meus heróis são Van Morrison e Janis Joplin, por um lado, Scott Walker e Elvis Presley, por outro. Onde eu estou agora está tentando trabalhar os dois juntos. Outra coisa interessante é que todas as pessoas que me inspiraram quando cresci tinham as mesmas confusões sobre a fé e o medo da fé: Bob Dylan, Van Morrison, Patti Smith, Al Green, Marvin Gaye, todos eles. Isso tem sido um encorajamento real. E, como resultado de estar mais relaxado sobre quem eu sou, estou me abrindo mais... ".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...