PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 10 de abril de 2018

20 anos do "Sim": histórias do 'The Concert For Yes' e o acordo de paz na Irlanda do Norte


A noite que produziu a imagem definitiva do progresso da Irlanda do Norte para a paz. De um lado, o então líder sindicalista do Ulster, David Trimble. Do outro, o então líder do SDLP, John Hume.
O cara no meio, segurando as mãos no ar como lutadores premiados triunfantes, é a maior estrela do rock do mundo - Bono.
O 'The Concert For Yes', realizado em 18 de maio de 1998 em frente a cerca de 2.000 alunos, atingiu seu objetivo.
Três dias depois, a Irlanda do Norte aprovou de maneira esmagadora o Acordo da Sexta-Feira Santa em um referendo.
Tim Wheeler, vocalista da banda Ash, originária de Downpatrick, Irlanda do Norte, teve uma visão ao lado do palco do momento histórico - mas suas memórias da noite não são tão doces.
Em vez disso, ele se lembra de improvisar músicas de última hora e emprestar guitarras e equipamentos para a maior banda do planeta.
"O U2 voou um pouco antes das coisas acontecerem, então eles não trouxeram nenhum de seus equipamentos, eles tiveram que usar todos os nossos equipamentos", disse Wheeler ao jornal The Sunday News, da BBC News.
Ele recorda como The Edge pegou uma guitarra pertencente a Charlotte Hatherley, então guitarrista do Ash.
"Ele estava tentando descobrir como ajustar ela, ele estava tentando conseguir um tipo de som mais alto e ele pisou em um dos pedais dele e saiu um som muito alto, ele meio que deu um pulo. Foi muito engraçado".
Foi o Ash quem fez a maior parte do trabalho pesado no palco durante a noite, fazendo um show de 40 minutos e depois fazendo alguns arranjos às pressas para covers com o U2.
Na época, a banda estava em ascensão e popularidade - seu álbum de estréia, '1977', foi um sucesso crítico e comercial, impulsionado por transmissões nas rádio de singles como "Girl from Mars" e "Oh Yeah".
Wheeler e companhia estavam no estúdio gravando quando eles receberam uma ligação - se eles gostariam de se envolver em um show de campanha para o "Sim" no acordo de paz na Irlanda do Norte.
"Tudo aconteceu em poucos dias, até onde eu me lembro. Acho que talvez a gerência do U2 tenha entrado em contato com a nossa administração alguns dias antes. Estávamos no estúdio em Londres e eles disseram: 'Vocês podem ir para Belfast daqui a três dias?'
Foi muito importante para nós estarmos envolvidos, acho que o U2 sentiu que precisavam de uma banda da Irlanda do Norte para fazer o show realmente funcionar - foi ótimo."
Wheeler, que tinha 21 anos na época, acrescentou com uma risada: "O U2 era uma banda mundialmente lendária do Sul e eles precisavam de alguns jovens do Norte - eu acho que formamos um ótimo casal".
O concerto gratuito para os jovens foi vislumbrado como um último empurrão para ajudar a obter o voto "Sim" na semana do referendo.
Apenas três dias depois e alguns telefonemas com Bono, o Ash estava no palco no concerto em Waterfront, em Belfast.



"Tudo foi de última hora", disse Wheeler.
"Eu me lembro de estar no ônibus da turnê na noite anterior - acho que fomos colocados pelo celular com Bono, tentando descobrir que músicas faríamos juntos e como o show seria."
Foi decidido que o Ash iria fazer o seu próprio show, com o U2 entrando no final para alguns números com uma assistência dos rapazes locais, incluindo covers de "Don't Let Me Down" dos Beatles e "Give Peace a Chance" de John Lennon.



De acordo com Wheeler, Bono foi "brilhante", e no final acabou pedindo um clássico de Ben E King.
"No final, Bono apenas se virou e disse 'vamos fazer "Stand By Me".' Eu acabei tirando isso do nada, sem aviso algum.
"São quatro acordes muito simples, nós apenas começamos a tocar e então ele apenas olhou para mim e disse: 'Você canta o próximo verso'.
"Eu estava tipo, eu não tenho ideia como são as letras, então eu disse 'melhor só você cantar'."



Apesar disso, o concerto foi um grande sucesso e, claro, produziu a imagem icônica.


Wheeler lembrou-se de "um grande sentimento de positividade" após o concerto que ressoou com a banda cujos três membros fundadores tinham vivido todas as suas vidas a sombra dos problemas.
"Chegar em Belfast sempre pareceu muito ousado. O exército estava em toda parte, é claro, e sempre haviam ameaças de bombas e incidentes em nossa cidade. Eu me lembro que estava em Belfast e vi um policial que havia acabado de ser baleado e estava sendo colocado em um saco de cadáveres. Sendo criança, você simplesmente continua vivendo com isso e acha que é normal. E quando começamos a viajar pelo mundo, percebemos que era um lugar muito diferente para crescer".
Duas décadas depois daquela noite, e o referendo do acordo de 1998, o governo descentralizado na Irlanda do Norte está fora de ação.
É uma situação "muito triste", disse Wheeler, mas "pelo menos estamos vivendo em um tempo que é muito mais pacífico".
Talvez outra noite repleta de estrelas no cais possa ajudar?
"Eu me pergunto! Ele disse com uma risada. "Sim, nos juntarmos, um concerto pode funcionar da mesma maneira, mas para isso, precisamos sentar e resolver isso."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...