PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 16 de abril de 2018

21 anos depois, Howie B conta sobre seu trabalho na produção de 'POP' do U2 - 1° Parte


Howard Bernstein, o Howie B, é músico e produtor escocês, que trabalhou com artistas incluindo Björk, Robbie Robertson, Elisa, Tricky, Deora e The Gift. Quando o U2 procurava um novo som para o seu álbum de 1997 de influência eletrônica, 'POP', eles telefonaram para Howie.
O envolvimento de Howie no álbum incluiu - produção, toca-discos, teclados, engenharia, mixagem e vibe master. O U2 lançou recentemente uma reedição remasterizada do álbum, então foi o momento perfeito para Mark Millar do site XS NOIZE conversar com Howie B e revisitar o álbum clássico do U2.

Você começou a trabalhar com o U2 no álbum experimental 'Passengers Original Soundtracks 1' de 1995. Como você se envolveu com esse álbum e como se sentiu trabalhando com o U2?

Basicamente, foi um telefonema para esse álbum. O que aconteceu foi que Edge e Bono sairam para uma festa na casa de um amigo, e ele colocou um disco de 12 polegadas e quando eles ouviram, ambos disseram "quem é aquele?", e o cara disse: "esse é Howie B". Isso foi na sexta-feira, então na segunda-feira eu recebi um telefonema de seu cara A&R da Island Records, Nick Angel. Ele disse: "Howie, eu acabei de receber um pedido do U2, eles estão gravando um álbum experimental com o Brian Eno e eles estão um pouco perdidos, eles não sabem onde estão ou para onde estão indo. Gostaria de conhecê-los?" Então, na quinta-feira, voei para a Irlanda e fiquei lá por um ano e meio.

Há algumas faixas incríveis no disco do Passengers.

É um disco lindo - para mim, é todo redondo, porque tem groove, ambiência, tem profundidade e é texturizado. Há músicas lá, mas não são músicas no sentido tradicional. Eu não podia acreditar que estava trabalhando com o Brian Eno, que começou um ótimo relacionamento comigo, e nós fizemos outras coisas juntos. Foi muito rápido gravar 'Passengers Original Soundtracks 1'. Meu envolvimento foi de 2-3 semanas no máximo, mas eu estava trabalhando 24 horas, 7 dias seguidos, e eu até mudei para outro estúdio, porque não havia espaço suficiente para eu fazer o que eu queria fazer. Eles estavam trabalhando em seu estúdio em Hanover Quay, e eu disse: "Pessoal, vamos lá, deixem-me ir, levar as fitas e trabalhar nelas". Então levei as fitas para um estúdio bem pequeno, e elas vinham me visitar e ouvir o que eu tinha feito. Larry vinha e dizia: "Eu adoro o que você está fazendo. Como eu posso fazer alguma bateria disso?" Então Adam entrava e dizia: "Isso é ótimo pra caralho". E ele tocaria uma linha de baixo.
Eu pegava as coisas que eles tinham gravado com Brian Eno, desconstruía e construía de novo, mas com a banda toda. Era como se eles fossem um disco e eu tivesse sampleando eles. Foi ótimo mesmo, Eno chegava e tocava em cima do que eu estava fazendo. Para mim, na época o U2 era uma banda grandiosa, mas eu não sabia quem ou o que eles eram - eu não via a essência do grupo. Eu conhecia muito bem a música de Brian Eno e foi uma grande inspiração para mim. Então eu conheci os caras muito bem.

A que distância estava a banda na gravação do álbum 'POP' quando você se envolveu?

Eu estava lá absolutamente desde o começo. O que aconteceu foi que Larry Mullen fez alguns procedimentos em sua coluna - é uma coisa comum entre os bateristas, mas eles queriam começar um novo álbum. Eles me disseram: "Howie, nós não temos um baterista agora e queremos começar a escrever, mas precisamos de alguns grooves". Então eu estive lá desde o primeiro dia, e todo o álbum levou mais de um ano para ser gravado.

Que tipo de registros você tocou para inspirar a banda e para eles improvisarem?

Eu estava tocando tudo de Les Baxter, James Brown, Hip-Hop, breakbeats, Jungle e Drum and Bass. Tudo o que estava acontecendo musicalmente naquele momento e desde que a música passou a ser gravada - qualquer coisa com um groove. Eu tocaria grooves e diria "veja isso como uma ideia ou apenas escute isso para se inspirar". Então o Edge entrava e tocava alguns licks de guitarra, e Bono cantava para a melodia. Eu experimentaria alguma coisa, ou eu faria um groove na bateria apenas para fazer a banda tocar. E foi assim que durou semanas - estávamos apenas tocando.

Eu li uma entrevista com o Edge, ele disse: "Howie B nos custou uma fortuna absoluta! Ele nos encorajou a usar todos estes samplers, que tivemos que deixar totalmente claro porque somos uma banda grande".

Sim, mas tudo bem - eu chamo de "sampler esportivo" se você pode pegar algo que alguém criou e depois criar algo que é completamente novo a partir disso, então eu digo que é justo. Mas se você está fazendo uma cópia exata - não pode deixar de dar a informação correta. Todos os músicos e artistas fazem isso e o U2 pode pagar por isso. Se você olhar para os Rolling Stones, os Beatles ou qualquer outra grande banda do mundo, você pode sempre consultar de onde veio aquele riff. Existem apenas sete notas, e eu não sei quantos grooves existem, mas não há muitos realmente. É apenas o que você faz com ele e como você faz o seu próprio e dá a sua assinatura. Mas se você está copiando a assinatura deles, então bye bye, mas se você está pegando algo e depois fazendo o seu, então isso é uma marca de respeito - especialmente quando você os paga.

Quando você esteve nesse papel enquanto Larry estava longe, as músicas vieram facilmente?

Nós gravamos mais de duzentas horas de música. Eu tinha que ser respeitoso com Larry porque o conhecia. Não é como se eu nunca o tivesse conhecido antes de ter trabalhado com ele no Passengers e tivesse pensado "O groove deste cara está fora da marcação". Eu entrei no groove, mas eu não ultrapassei a marcação. Tudo o que eu estava fazendo naquelas primeiras 3 a 5 semanas foi com a ideia de que eu sabia que Larry viria tocar esses grooves. Não foi um caso de "eu estou fazendo isso, eu sou o baterista". Eu não sou o baterista de jeito nenhum! Larry Mullen é o baterista e o quarto membro da banda. Eu estava em uma situação de escrita com esses caras, e eu não tinha que dar um passo a mais à frente. E isso também é amizade, e isso foi muito importante para mim.

Como o seu papel mudou quando Larry Mullen voltou?

Quando ele voltou, foi um caso de eu dizer para ele: "Ok, escute isso", e ele pegou suas baquetas e disse: "Sim, eu entendi" - Bang! E ele foi embora. Foi um sonho para mim. Há uma coisa linda quando um baterista de verdade toca um groove correto. Você pode samplear para sempre, mas uma vez que você o coloca nas mãos de um baterista que pode tocar e ter um groove, ele decola para outro mundo. Então chegou a hora de eu voltar e começar a produzir. Eu estava mixando e remixando coisas que Flood (Mark Ellis) e Steve Osborne estavam fazendo e pegando e dando uma inclinação diferente para a música que havíamos gravado. Foi incrivelmente produtivo.
Além de me apresentar ao Brian Eno, o U2 também me apresentou ao Flood e ambos os caras agora são meus amigos mais próximos. Eles me motivaram e me empurraram para o que eu me tornei longe da coisa do U2. O que eu aprendi com o Flood é absurdo - sua atitude para com os sônicos e sua ética de trabalho é uma loucura! Esses caras trabalham 24 horas, 7 dias por semana. É como "acabamos de conseguir um hit número 1, vamos para a cama". "Não, vamos para o estúdio". Eu adoro isso, isso é brilhante. Sua atitude é continuar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...